Qualidade e Segurança na Saúde

Na semana de 29 de agosto de 2017 ocorreu o 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, organizado pela SBIBAE, que reuniu líderes em saúde, incluindo o atual presidente da SBIBAE Dr. Sidney Klajner, o ex-presidente Dr. Claudio Lottemberg e atual presidente do Conselho Deliberativo, o ministro da saúde Ricardo Barros, além de palestrantes internacionais.


A abertura do congresso foi otimista, com Dr Claudio contando um pouco sobre a redução dos eventos adversos com pacientes ao longo de sua gestão, seguido do Dr Sidney alertando sobre a situação nacional e necessidade de medidas abrangentes a nível nacional, e por fim com o ministro Barros explicando as diversas atuações do ministério neste período, com a boa notícia da informatização do sistema básico de saúde, inclusive com acesso do paciente ao seu próprio prontuário a partir de aplicativos. Contou-nos sobre o sistema de gestão e economia, em especial nos pregões de medicamentos, onde conseguiu economias, e como fará aumentar a taxa de produtividade das consultas, de acordo com o próprio ministro atualmente girando em torno dos 43%.


Destaco nas aulas do dia a apresentação de Maureen Bisognano, que contou sua visão sobre a valorização dos serviços de saúde, de fato ampla, com um status mais humano. Mostrou diversos vídeos de situações em que houve atendimento não só técnico como também emocional/empático, como por exemplo um músico que atendia familiares em luto de crianças falecidas, que produzia músicas contendo os batimentos cardíacos da criança quando ainda em vida. Passou pelo método escolhido pelo IHI (Institute for Health Improvement) para desenvolvimento da saúde, o triple aim, tríade composta por valor (custo per capita), cuidado (experiencia do paciente) e saúde (saúde populacional), através do qual estão atingindo melhores índices em todo o mundo. Também pudemos aprender sobre segurança, com o depoimento de Stephen Muething sobre como coordena mais de 100 hospitais pediátricos nos EUA com a missão de evitar dano ao paciente, de Antonio Capone, gerente de segurança do HIAE, contando sobre os números em queda do hospital e a criação do código help em que qualquer profissional pode acionar para obter segunda opinião num atendimento ao paciente grave.


Acredito que a grande mensagem tenha sido da própria Maureen Bisognano, que concluiu uma das suas palestras com o método para crescimento de qualquer pessoa ligada a saúde, dividido em maestry, membership and meaning. Maestria para dominar conceitos, tanto técnicos, como inteligência emocional e empatia. Membership no sentido de se aliar a pessoas que você valorize, que pensem como você. Meaning para você encontar um sentido naquilo que faz.


"O primeiro degrau para o sucesso em qualquer trabalho é o interesse por ele", William Osler.

#Segurança #Qualidade #Saúde #FórumLatinoAmericanodeQualidadeSegurançaSaúde

Destaques
Arquivos
Siga-me